1 de março de 2012

Mensagem de Leta Zotaki, membro da Assembleia Geral de Trabalhadores do hospital ocupado de Kilkis


Olá a todos,

Muito obrigado pelo vosso interesse e apoio.
A ocupação do nosso Hospital de Kilkis pelos seus trabalhadores começou na segunda-feira, 20 de Fevereiro, às 8:30 da hora local.
Esta ocupação não é apenas sobre nós, os médicos e os trabalhadores do Hospital de Kilkis. Nem é apenas sobre o Sistema Nacional de Saúde grego, que de facto está a colapsar. Estamos em luta porque o que está agora em perigo real são os direitos humanos. E esta ameaça não é apenas contra uma nação, ou contra alguns países, ou alguns grupos sociais, mas contra as classes baixas e médias na Europa, na América, na Ásia, em África, em todo o mundo.O retrato de hoje da Grécia é o que amanhã veremos em Portugal, Espanha, Itália e o resto dos países pelo mundo fora.
Os trabalhadores no Hospital de Kilkis e na maioria dos hospitais e centros de saúde na Grécia não são pagos a tempo e horas e alguns deles estão a ver os seus salários cortados quase a zero. Um colega de trabalho meu foi transferido para a nossa clínica de cardiologia em choque, quando percebeu que em vez de receber o habitual cheque de 800 euros do estado (sim, é o seu salário mensal), recebeu uma nota a dizer que não só não vai receber nada este mês como ainda vai ter de devolver 170 euros! Outros trabalhadores receberam apenas 9 (nove) euros este mês! Aqueles de nós que ainda recebem alguma coisa parecida com um salário iremos ajudá-los como pudermos.
É uma guerra contras as pessoas, contra toda a comunidade. Aqueles que dizem que a dívida pública grega é a dívida do povo grego, mentem. Não é a dívida do povo. Foi criada pelos governos em colaboração com os banqueiros para escravizar o povo. Os empréstimos à Grécia não são usados para salários, pensões ou cuidados públicos. É exactamente o contrário: salários, pensões e cuidados são usados para pagar aos banqueiros. Estão a mentir. Ao contrário do que declaram, eles não querem uma sociedade sem dívidas. Eles criam as dívidas (com a ajuda de governos e políticos corruptos) para seu próprio benefício. Puseram um banqueiro como primeiro-ministro grego para assegurar que o "trabalho" é bem feito. O nosso primeiro-ministro Loukas Papadimos não foi sequer eleito. Foi designado pelo BCE e pelos banqueiros com a ajuda de políticos europeus e gregos corruptos. Esta é a sua interpretação do termo "democracia"! As dívidas são criadas pelos banqueiros que criam dinheiro do nada e cobram juros, porque os nossos governos lhes dão o direito de o fazer. E continuam a dizer que sou eu, e tu, e os nossos filhos e netos que teremos de pagar essas dívidas com os nossos rendimentos pessoais e nacionais, e com as nossas vidas. Nós não lhes devemos nada. Pelo contrário, eles devem ao povo grande parte das fortunas que fizeram graças à corrupção política.
Se não abrirmos os olhos a esta verdade, em breve seremos todos escravos, trabalhando por 200 ou menos por mês. Isto é, aqueles de nós que conseguirem arranjar um emprego!
Sem cuidados médicos, sem pensões, sem-abrigo e esfomeados, como é o caso dos meus concidadãos gregos. Milhares deles vivem na rua e passam fome. Não temos intenção de pintar a realidade de negro, mas esta é a verdade. Esta situação não se deve a um acidente ou erro financeiro ou monetário. É o começo de uma má fase de um longo processo seguindo um plano cuidadosamente delineado, um processo que começou há décadas atrás! Temos de lutar juntos contra este plano neoliberal. E é isso que fazemos em Kilkis e em muitas cidades pelo mundo.
De momento, não consideramos a abertura de uma conta de donativos. Podemos, contudo, ter de recorrer a isso em alguns meses ou semanas, se a situação piorar. O que mais precisamos de momento é apoio moral e divulgação. As lutas locais por todo o mundo têm de se espalhar e ganhar apoio massivo se queremos ganhar a guerra contra este sistema corrupto. Se pensares em formas adicionais de espalhar as nossas notícias e ideias, será óptimo! Podes contactar-nos no seguinte endereço de email:

enosi.kilkis@yahoo.gr De novo, não temos como agradecer os vossos pensamentos e palavras fraternas.

A vossa
Leta Zotaki,
Directora do Departamento de Radiologia do Hospital de Kilkis
Membro da Assembleia Geral de Trabalhadores
Presidenta do E.N.I.K. (Sindicato dos médicos do Hospital de Kilkis)

Em Contra Info

0 comentários :

Enviar um comentário