22 de maio de 2012

IOPS

Como já é habitual nos grupos ligados ao Z-Net, a apresentação da International Organization for a Participatory Society (IOPS) está muito bem feita e dá a ideia que não deixaram nada ao acaso. É um projecto/proposta claramente libertário com a autogestão, o repúdio pelas hierarquias ou a descentralização sempre presentes. Quem já conhecia o Parecon (Participatory Economy) vai encontrar a mesma linha de pensamento e as mesmas referências. O IOPS, e esta será a novidade mais importante em relação ao Parecon, pretende constituir-se como comunidade, com grupos locais auto-organizados mas que partilhem uma base comum definida, embora em construção, nas três secções chave: visão, missão e estrutura/programa. Para perceber minimamente o projecto é mesmo necessário ler estes textos. Entretanto, fica a brevíssima apresentação abaixo que é uma espécie de chamada de atenção para o projecto.

"A IOPS é uma nova organização internacional a que gostaríamos que aderisses.

Estamos num estágio de criação e portanto gostaríamos que tantas pessoas quanto possível se juntassem no imaginar de um mundo novo e contribuíssem para que acontecesse.

Sabemos que já ouviste falar de muitos grupos que afirmam ser anti-capitalistas, anti-racistas, anti-sexistas e anti-autoritários mas nós somos mais do que isso. Não queremos apenas lutar contra a forma como as coisas são agora, mas criar activamente um mundo de que gostamos. Queremos fazer parte de uma sociedade que nos respeite, aos nossos filhos, aos nossos avôs, e ao ambiente.

Acreditamos que outro mundo é realmente possível, e queremos efectivamente fazê-lo acontecer.

Não queremos apenas mudança simbólica, embora a aceitemos com alegria ao longo do nosso caminho. Acreditamos que há assuntos sérios nas relações internacionais, na forma como é esperado que as mulheres, homens e crianças se relacionem, na política, na economia e na forma como interagimos com o nosso belo planeta. Também acreditamos que nenhuma dessas coisas é mais importante que a outra. O racismo e a xenofobia não desaparecerão enquanto não aprendermos a tratar correctamente os nossos idosos, crianças e parceiros. Não aprenderemos a respeitar o planeta enquanto não aprendermos a tratar todos os trabalhadores com dignidade. Não teremos comunidades e culturas harmoniosas e interessantes a não ser que a economia seja ajustada e a política se torne mais do que um jogo de ricos.

Sabemos que não acontecerá da noite para o dia e sabemos que não será fácil. Também sabemos que não há nenhuma outra coisa a que nos preferíssemos dedicar. É por isso que estamos a pedir que te juntes a nós - porque não acreditamos que conseguiremos fazer o mundo que todos queremos a não ser que todos tomem parte.

Isto é muito excitante e adoraríamos falar contigo sobre como te podes envolver. Estamos particularmente excitados em nos encontramos com pessoas que querem trabalhar em prol de transformações nas suas comunidades e de as desafiar a crescermos juntos. Estamos todos a aprender como viver neste mundo, mas como seria melhor fazê-lo como uma sociedade que está unida em vez de tão horrivelmente despedaçada. Fica à vontade para visitar o nosso website em www.iopsociety.org ou vir a uma das nossas reuniões.

Acreditamos que todas as vozes precisam de ser ouvidas e esperamos ouvir a tua em breve!"

0 comentários :

Enviar um comentário