2 de abril de 2012

A ES.COL.A É NOSSA!


Por muitos sítios passamos e quase sempre trazemos as pessoas e os locais no coração, assim aconteceu agora no Tua e este fim-de-semana, no Porto. Fui para o Porto para conhecer algo que há muito tempo queria conhecer, a ES.COL.A. O que conhecia a 300 km de distância levava-me a pensar que este era um projecto de real transformação. Pensei sempre, sem conhecer, que era um exemplo de como se pode recuperar um espaço para a comunidade e fazer desse espaço um local onde as opiniões de todos contam e de quanto é importante para todos nós um espaço fora do contexto institucional onde quem lá está, está com a alegria de saber que ali pode fazer a diferença num mundo destruído pela ganância capitalista onde as pessoas são apenas números e dados estatísticos.

Fiquei contente por ver que tudo que pensava estava certo, mas a maior felicidade foi saber que a ideia que tinha estava aquém do real valor deste projecto. Ali, estive com muitas pessoas com quem partilhei momentos muito felizes.

A ES.COL.A é, sem dúvida, hoje, um marco importante numa cidade ao sabor dos lobbies da construção, e da especulação imobiliária. Esta, como tantas outras cidades, tem cada vez mais espaços abandonados e degradados à espera que algum pato bravo da construção ou da especulação o possa tornar rentável. Uma cidade que, como tantas outras, tem um presidente de Câmara que se arroga o direito de virar as costas às populações e usar a normal arrogância do poder para agir sempre da forma mais suja, bem ao estilo político - neste caso, de um político que cheira a bafio do passado salazarista.

A ES.COL.A tem muitas pessoas dedicadas que falam com muito amor do que ali fazem, que não vivem ali, mas dali fazem a sua segunda casa. Nos habitantes do bairro da Fontinha, que participam muito activamente nas muitas dinâmicas, é clara a vontade de que aquele espaço continue, pois trouxe vida e alegria a um bairro que está degradado e, em parte, abandonado. É tão bonito ver alguém com 80 anos ter a mesma alegria que os muitos adolescentes que ali estão e que contribuem em muito na Auto-organização da ES.COL.A. ...

Voltei a Lisboa com muita alegria, mas com muita preocupação pelo que pode agora acontecer. O despejo pode acontecer a qualquer altura, o político Rui Rio pode lançar os seus cães de fila contra as pessoas que a única coisa que querem é melhorar o seu mundo, recuperar o que é seu e que também é nosso, pois sempre que ali passamos estamos inseridos no seu processo de auto-gestão como se sempre ali estivéssemos estado. É disto que o poder tem medo: que um dia as pessoas percebam que não precisamos dele para nada, que nós todos, em conjunto, podemos construir um mundo onde os seus discursos e o seu dinheiro não sirvam para nada... num mundo em que todos contam e a exclusão seja apenas uma memória de um passado triste e infeliz.

Infelizmente esse passado é ainda um presente, mas ES.COL.A está aí para dizer que o futuro é aquilo que hoje ajudarmos a construir, que este é mais um pequeno grande passo para mais transformações na busca de uma outra forma de viver: viver com alegria e ter a alegria de viver.

Para todos com quem estive estes últimos quatro dias, agradeço imenso, tive um prazer enorme em estar convosco. Queria, apesar de pouco escrever, deixar este testemunho, e um apelo: que todos que possam defendam a ES.COL.A, ela é nossa, ela é de todxs!

Obrigado a todxs!

Rui Ruivo

2 comentários :

  1. uma pessoa vai à Fontinha, sai de lá com o coração cheio e ainda nem chegou a casa já está cheia de saudades...

    ResponderEliminar
  2. e a gente que lá fica morre de saudades ainda vocês não saíram. Beijos.

    ResponderEliminar